sexta-feira, 2 de março de 2012

Exercício com o avanço da idade?

Desta vez partilho um par de estudos muito interessantes.

No primeiro, através do The Physician and Sportsmedicine e liderado pela Drª Vonda Wright do departamento de cirurgia ortopédica da Universidade de Pittsburgh, demonstra de forma bastante gráfica que o estilo de vida sedentário no envelhecimento acarreta uma perda de massa muscular (e óssea) que é completamente evitável se houver manutenção da prática de desporto.
Como uma imagem vale mais que mil palavras, aqui ficam imagens de uma ressonância magnética efectuada a três indivíduos:
A primeira é um corte da coxa de um triatleta de 40 anos, a segunda de um homem sedentário de 74 anos e a terceira de um triatleta de 70 anos. Penso que é desnecessário acrescentar mais comentários :)

No segundo estudo, publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise, e completando o primeiro, é demonstrada uma relação directa e causal entre o exercício e a manutenção de massa muscular dos músculos trabalhados. Ou seja, um ciclista manterá a massa muscular das pernas, mas se não trabalhar os restantes músculos, perderá massa muscular nos mesmos.
Isto é fácil de entender considerando que o exercício vai ter um efeito positivo na manutenção de unidades motoras activadas de forma crónica. O efeito reflectido no corpo inteiro - se houver algum - de exercício parcial é, portanto, negligível.

Sem comentários:

Enviar um comentário